25/05/2017

FLORIDA 2012 – Dia 0 / Embarque

Olá Pessoal!

Embora eu tenha prometido fazer o relato em tempo real, a correria dos dias e noites impossibilitou os posts em viagem. Mas não vou deixar passar nada em branco nessa série sobre algumas cidades que visitei no estado americano da Florida.

Bom, vamos ao que interessa…

DIA 0 – 19/11/2012 – Aeroporto Internacional de Guarulhos (Governador André Franco Montoro)

 

Guarulhos
Aeroporto Internacional de Guarulhos

Minha namorada e eu chegamos ao aeroporto as 21h, com as habituais 3 horas de antecedência ao embarque, fizemos o check-in e nos dirigimos ao portão de embarque. O check-in da TAM estava tranquilo e o procedimento do pessoal de Security da companhia foi super rápido.

DICA: Deixe seus documentos de embarque (passaporte e visto válido), cartões de pontuação e informações sobre o vôo (localizador e e-ticket) sempre a mão. Neste momento você ainda estará com bagagem de mão e suas malas. Se estiver com um carrinho, seja consciente e ao sair leve-o com você até fora do espaço de check-in.

Passamos rapidamente pelo Duty Free pois, na minha opinião o Free Shop de saída de Guarulhos serve apenas para comprar alguma coisa que você eventualmente tenha esquecido de colocar na mala.

Florida ai vamos nós
Aguardando o embarque para o JJ8090

Aguardamos o início do embarque para o voo JJ8090, que saiu no horário previsto, as 00:10 já do dia 20/11/2012.

DICA: Observe muito bem o horário de partida do voo, principalmente quando o voo for de madrugada. Entenda que “meia noite e dez do dia 20” significa que você deverá estar no aeroporto dia 19. Para não errar prefiro ler da seguinte forma: “o voo parte aos dez minutos do dia 20”. Embora bem simples, é um erro muito comum que muitas pessoas cometem.

Em todas oportunidades anteriores que fui aos Estados Unidos com a TAM, só tinha voado com Airbus 330 e Boeing 767-300 (de Confins e Manaus). Desta vez foi minha primeira experiência a bordo de um 777-300, também conhecido como Triple Seven. Desde do dia 12 de novembro os B777 substituíram os A330 nesta rota da companhia.

guarulhos
Boeing 777-300ER

Minha expectativa estava grande para conhecer esta aeronave, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado comparando minhas experiências anteriores com o Airbus.

Os jatos Airbus A330 possuem capacidade para 223 passageiros, mas mesmo com capacidade para 362 passageiros, o Boeing 777 deixa um pouco a desejar em conforto na classe econômica frente ao Airbus. Isso porque a configuração adotada pela TAM, com dez assentos por fileira (3+4+3), diminui a largura da poltrona de 45,72cm para 43,18cm – mais estreita até que do Airbus A320. Estes pouco mais de dois centímetros e meio fazem diferença em um voo de oito horas de duração. Uma vez a capacidade da aeronave é grande, em alguns momentos formam-se pequenas filas para utilização dos banheiros e o desembarque é um pouco mais demorado. A contrapartida é que com o aumento na oferta de lugares, a companhia pode praticar mais promoções e melhorar os preços. Esperamos que sim!

Interior do 777-300ER
Interior do 777-300ER

No mais o voo foi tranquilo, o atendimento da tripulação e serviços de bordo bons e, mesmo sendo um voo diurno não foi cansativo. A aeronave possui um ótimo sistema de entretenimento e a TAM dispõe de excelentes opções de filmes e músicas. Assisti três filmes inteiros, dentre eles TED, que já tinha visto no cinema e recomendo (atenção pais para a classificação etária do filme)!

DICA: Embora as aeronaves possuam fones de ouvido individuais e higienizados, eu sempre carrego comigo meus próprios fones que com certeza são de melhor qualidade sonora.

Depois disso relaxei um pouco e curti o final do voo ouvindo os canais de música… O pouso, como dizem os comandantes, foi manteiga!

Leia o próximo post desta viagem: FLORIDA 2012 – Dia 1 / Chegando ao Aeroporto de Miami, e agora?

Sobre Daniel Françoso

Com 32 anos, tecnólogo em Organização e Gestão de Eventos e bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 15 anos de experiência em diversos segmentos do turismo (companhia aérea, operadora de turismo, agencia de turismo, turismo de luxo, corporativo e MICE). Atualmente é Controller em uma agência boutique e empresário. Curioso e grande entusiasta de tecnologia, mobilidade e mídias sociais, teve iniciativa de desenvolver este blog.

Confira também

aeroporto de miami

FLORIDA 2012 – Dia 1 / Chegando ao Aeroporto de Miami, e agora?

E ae, pessoal, tudo bem? Você deve acompanhar nosso blog então sabe que este é …