17/12/2017

10 anos de Turismo

Daniel FrançosoMesmo antes de escolher minha formação superior, eu já havia decidido que seria na Área de Humanas. Cursei técnico em Administração de Empresas e busquei uma profissão que lida com sonhos, desejos de conhecer novos povos e culturas, em um dos maiores prazeres do ser humano, o de  viajar.

Em 2001 ingressei no Curso de Hotelaria, da Universidade Anhembi Morumbi e em julho do mesmo ano, comecei um estágio na central de reservas da TAM Linhas Aéreas. Descobri, através da aviação comercial, que era o Turismo minha verdadeira paixão. Em minhas horas vagas estudava e dedicava-me à construção de um material de treinamento avançado para o GDS (sistema de reservas), o Sabre.

Seis meses depois, por conta desta iniciativa e também pelo meu desempenho, fui efetivado e fazia parte da célula Suporte ao Treinamento, na área de Qualidade.

Em 2003, me transferi para o curso de Turismo na Anhembi Morumbi, onde hoje sou bacharel. No mesmo ano, passei a trabalhar no departamento Help Center da operadora TAM Viagens, Unidade de negócios da TAM Linhas Aéreas.

Foram dois anos de experiência neste departamento, atendendo solicitações de clientes em viagem, respondendo às suas reclamações, elogios e dúvidas, tratando de reembolsos e algumas outras funções operacionais.

Mais tarde tive uma passagem rápida, de seis meses apenas, no departamento Operacional Aéreo, onde era responsável pelos fretamentos da empresa.

Em 2006 assumi a Supervisão de Qualidade, na Central de Vendas e Relacionamento onde, em três anos e meio, elaborei e implantei processos de atendimento e análise deresultados, apliquei treinamentos fiz várias  palestras, participei de projetos de tecnologia e desenvolvi a Intranet Corporativa. Este foi o meu maior desafio profissional. Felizmente eu sempre obtive sucesso, pois a Universidade Anhembi Morumbi ofereceu-me formação acadêmica sob uma ótica multidisciplinar, qualidade esta que sempre aplico em meus trabalhos e acredito ser de extrema importância.

Não basta apenas sermos bons em determinada área, devemos também possuir uma visão do todo e buscarmos sempre conhecimentos em diversas áreas.

O Turismólogo deve conhecer com segurança temas referentes aos mercados financeiros, economia, geografia, política, marketing e suas vertentes, tecnologia entre outras. Só assim será um profissional pleno, completo, capaz de identificar as necessidades de seus clientes e de sua Empresa.

Em agosto de 2009 resolvi aceitar mais um desafio voltando para área operacional, primeiramente como Supervisor de Vendas e depois como Analista de e-commerce, mantendo uma interação muito forte com os departamentos de Marketing e TI da Empresa.

Todas estas oportunidades expandiram tanto minha área de atuação no mercado, quanto  minha visão profissional, contudo havia um desejo pessoal  que eu  precisava realizar. O  de morar fora do Brasil. Em  Junho de 2010 a oportunidade surgiu  e fui  morar em Miami, trabalhando com um ex-supervisor e amigo meu, exportando  para o Brasil, veículos top de linha.  Foi uma experiência pessoal excelente, porém sentia muita falta de exercer a minha profissão de Turismólogo.

Finalmente, em Março deste ano, recebi o convite para supervisionar a abertura e operação da loja TAM Viagens do Shopping Aricanduva. Atualmente estamos trabalhando na abertura de mais duas franquias de lojas TAM Viagens e tornei-me  Gerente delas. Entre várias das responsabilidades que tenho respondo pela comunicação online e off-line, pelo desenvolvimento de processos, pelo levantamento de desempenho (inteligência empresarial), além do acompanhamento dos fluxos operacionais e gestão das equipes de vendas.

Durante minha carreira participei de diversos cursos, palestras e treinamentos. Um deles despertou em mim a vocação de ensinar e transmitir conhecimento àqueles que acreditam no Turismo como eu. O Turismo como ferramenta estruturante e de desenvolvimento socioeconômico da sociedade e de uma região, através da gestão responsável de destinos e planejamento turístico participativo.

Nas muitas entrevistas de trabalho que faço, buscando profissionais, sempre há uma pergunta àqueles que cursam, ou são formados em Turismo: “Por que escolheu o Turismo?”. A grande maioria responde: “Porque gosto de viajar”.

O que eu  gostaria de enfatizar  é que nossa profissão Turismólogo,  vai muito além, por isso  meu próximo passo  será  ingressar no Magistério acadêmico , sem  deixar  de lado  minhas atuais atividades, que oferecerão embasamento profundo  para as futuras discussões em sala de aula. Quem sabe  nos encontraremos em uma destas aulas…

Meu nome é Daniel Françoso e estes são meus contatos:

NEXTEL 55*49711*144
Pessoal: daniel@blogdtudo.com.br
Profissional: daniel.francoso@agentetamviagens.com.br
http://twitter.com/danielfrancoso
http://dfrancoso.com.br
https://blogdtudo.com.br/
http://br.linkedin.com/in/danielfrancoso
http://facebook.com/danielfrancoso

Abraços e nos vemos por ai.

 

 

Sobre Daniel Françoso

Com 32 anos, tecnólogo em Organização e Gestão de Eventos e bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 15 anos de experiência em diversos segmentos do turismo (companhia aérea, operadora de turismo, agencia de turismo, turismo de luxo, corporativo e MICE). Atualmente é Controller em uma agência boutique e empresário.
Curioso e grande entusiasta de tecnologia, mobilidade e mídias sociais, teve iniciativa de desenvolver este blog.

Deixe seu comentário