17/12/2017

Antes de Partir – Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais

A escritora e compositora Bronnie Ware relata em seu livro “Antes de Partir” os cinco arrependimentos mais comuns das pessoas no final da vida.

Antes de partirAlguns dos textos publicados no livro foram inicialmente escritos no blog da enfermeira australiana, que por anos trabalhou prestando cuidados paliativos a pacientes terminais, grande maioria deles com câncer.

O livro, “The Top Five Regrets of the Dying” (“Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte”, tradução livre do título original em inglês), tem tudo para ser um grande best seller e traz lições de como perdemos tempo com futilidades, nos fazendo pensar em nossas atitudes, postura perante a vida e escolhas.

Confira abaixo cada um dos arrependimentos levantados pela enfermeira americana:

1. Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.
2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
3. Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos.
4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz

Por isso, se você pensa que, no futuro, pode se arrepender do que está fazendo agora, talvez não deva fazer. Faça o caminho que te entregue paz no fim. Para que no fim da vida, você possa dizer feliz: eu faria tudo de novo, exatamente do mesmo jeito

 

Abaixo, no vídeo produzido pelo hospital Albert Einstein a Dra. Ana Cláudia Arantes – geriatra e especialista em cuidados paliativos do Einstein – comenta estes arrependimentos, de acordo com a sua experiência no hospital.

COMPRE AQUI
Antes de partir

 

 

 

“Antes de Partir”
Autor: Bronnie Ware
Editora: Jardim dos Livros
Páginas: 316

Sobre Daniel Françoso

Com 32 anos, tecnólogo em Organização e Gestão de Eventos e bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 15 anos de experiência em diversos segmentos do turismo (companhia aérea, operadora de turismo, agencia de turismo, turismo de luxo, corporativo e MICE). Atualmente é Controller em uma agência boutique e empresário.
Curioso e grande entusiasta de tecnologia, mobilidade e mídias sociais, teve iniciativa de desenvolver este blog.

Deixe seu comentário