18/08/2017

Days of the week – Dias da semana em ingles

Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday e Saturday. Os dias da semana em ingles possuem algumas características importantes. Além de sempre serem escritos com letra maiúscula, on é a preposição utilizada antes dessas palavras.

Isso todo mundo sabe. Mas qual a origem delas? Por que possuem esses nomes?

Você está prestes a descobrir que os dias da semana – aparentemente tão comuns – possuem um nascimento muito especial. Divino, pra falar a verdade.

dias da semana

Abaixo você confere a lista completa e os significados de todos os dias:

Sunday

Vem de Sun’s Day, que por sua vez é uma tradução da frase latina dies Solis, o dia do Sol. O sol sempre foi considerado o mais importante dos deuses, em diferentes culturas.

Monday

Em homenagem à lua, surgiu o Moon’s Day, traduzido do latim dies Lunae. Esse satélite natural, assim como o sol, também era considerado um relevante deus.

Tuesday

Sua origem remete a Tiw’s day, o dia de Tiw – um deus germânico associado aos combates. Em latim ele é o dies Martis, o dia de Marte – o Deus da Guerra.

Wednesday

Vem de Wodan’s day, o dia do deus germânico Wodan, conhecido também como Odin na mitologia nórdica. Possui uma ligação com o latim dies Mercurii, o dia de Mercúrio. Tanto Odin como Mercúrio, em suas respectivas mitologias, são deuses ligados à poesia e à música.

Thursday

Surgiu de Thor’s day, o dia do deus nórdico Thor. Seu correspondente em latim é o dies Lovis, o dia de Júpiter – que na mitologia romana também é considerado o deus do trovão.

Friday

Derivação de Fríge’s Day, o dia da deusa nórdica Frige – associada ao amor. Em latim seu correspondente é o dies Veneris – o dia da deusa Vênus –  também associada à beleza e ao sexo.

Saturday

Veio de Saturn’s day ou dies Saturni, em latim. É o dia em homenagem ao deus Saturno, o equivalente romano ao grego Cronos, o deus do tempo.

Para praticar tanto o listening quanto a pronúncia, seguem abaixo duas músicas que falam justamente dos dias da semana:

Days of the Week, do Stone Temple Pilots:

E o clássico Friday I’m in Love, do The Cure:

The YouTube ID of mGgMZpGYiy8#! is invalid.

Cya!

Rapha Forte
A Língua De Fora
http://alinguadefora.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/ALinguadeFora

Sobre Rapha Forte

Rapha Forte é professor de língua inglesa, tradutor, intérprete e criador do blog A Língua de Fora - alinguadefora.blogspot.com - sobre dicas e curiosidades sobre inglês.

Deixe seu comentário